30/09/2010

Tamponador Ácido e Alcalino caseiro!

RECEITA DE TAMPÃO ALCALINO:

1) Dissolva a maior quantidade possível de bicarbonato de sódio (comprado em farmácias) em água e guarde esta solução saturada para ser usada em cada TPA. Uma ou duas colheres de sopa desta solução poderá ser usada na água de TPA para garantir um pH estável, de 7,0 para cima. Quanto mais bicarbonato for colocado, mais alcalina a água ficará. O dia-a-dia lhe dirá a quantidade ideal a ser usada.

2) Dentro de seu filtro, coloque um pouco de Aragonita, Calcita ou Dolomita dentro de um pequeno sachê. Essas pedras, à base de CaCO3, formarão o tampão com o bicarbonato de sódio, garantindo a estabilidade do pH.
 

RECEITA DE TAMPÃO ÁCIDO:

Compre na farmácia ou em loja de produtos químicos o fosfato monoácido e o fosfato diácido de sódio e misture-os nas quantidades desejadas para atingir o pH da tabela abaixo:



Feita a mistura das substâncias, coloque 1g da mistura para cada 50 litros de água em seu aquário para manter o pH estável naquele valor da tabela.
Exemplo: digamos que deseje manter o pH de seu aquário estável em 6,6. Nesse caso então misture 40% em peso de fosfato monoácido com 60% de fosfato diácido de sódio - algo como 40g do primeiro com 60g do segundo. Guarde os 100g obtidos para usar nas TPAs.



 Esse texto foi tirado do site www.vitorireef.com.br. Clique aqui para visualiza-lo. 

Injeção de CO2 caseira!

Introdução:


Hoje em dia muitos aquaristas utilizam o método do CO2 caseiro, além de ser 1% do preço de um Kit de CO2, existe a parte da satisfação pessoal.


Material:

1 mangueira de ar pra aquário, 1 pedra porosa, 1 garrafa de 2L, fermento biológico em pó, bicarbonato de sódio, 2 copos de açúcar(500 gramas), e água filtrada. Esses materiais são encontrados facilmente, o fermento biológico em mercados e bicarbonato de sódio em farmácias.


Montando:

Fure a tampa da garrafa com um objeto quente com a mesma espessura da mangueira, passe a mangueira pelo furo cerca de uns 2cm e cole com silicone por baixo e por cima da tampa. Na outra ponta da mangueira coloque a pedra porosa (que serve como difusor do CO2) que ficará no aquário. Obs: não tire um plástico que vem dentro da tampa, pois ele serve para vedar a garrafa.

Fazendo a mistura:

Primeiro encha a garrafa até a metade, adicione o açúcar (500 gramas) ,  adicione uma colher de café com bicarbonato de sódio, misture bem, depois adicione uma colher de café com fermento biológico, complete a garrafa com água até 10cm da tampa e misture bem. Essa mistura irá reagir gerando CO2.

Finalizando:


Coloque a tampa na garrafa (rodando a garrafa ao invés da tampa), coloque a garrafa no seu lugar definitivo (aconselho botar abaixo do aquário, para não ter risco da mistura ir parar no mesmo), coloque a pedra porosa dentro do aquário. A mistura deve começar a reagir em pelo menos 1 hora.

Regulando:


O CO2 acidifica a água podendo dar uma queda brusca no Ph do aquário, assim coloque a pedra porosa na parte superior do aquário e vai afundando conforme o Ph ideal (pois quanto maior for o contato do CO2 com a água mais CO2 será dissolvido na água), se o seu Ph já for baixo use um tamponador alcalino para manter o Ph onde deseja.
Se mesmo com a pedra porosa no fundo do aquário o CO2 não for suficiente para deixar seu Ph ideal, aumente mais uma colher de café com fermento biológico na mistura e assim sucessivamente.

Duração:


Essa mistura dura em torno de 2 semanas.


Parecer final:


A injeção de CO2 caseira é totalmente funcional e de forma alguma vai danificar a vida do aquário (seguindo as orientações citadas), o CO2 além de servir para manter um aquário plantado saudável, ele serve para regular o Ph, pois eu mesmo o utilizo para essas duas finalidades. Bom trabalho!

Garrafa pronta

Pedra porosa







Dojô (Misgurnus anguillicaudatus)

Foto: Diego Mulet
Origem: Ásia
Tamanho:20cm Ph:7,0 Temperatura:24°C




Anúbia Anã (Anubia barteri "nana")

Foto: Diego Mulet
Origem: África
Tamanho: Pequeno Cuidado: Fácil Substrato: Sim e Não  Iluminação: Média

29/09/2010

Coridora Mascarada

Foto: Diego Mulet
Origem: Améca do Sul
Tamanho: 6cm Ph: 7,0 Temperatura: 26°C

Acará Bandeira(Pterophyllum scalare)

Foto: Diego  Mulet

Origem: Amazônia
Tamanho: 10cm PH: 6,8 Temperatura: 26°C