Hoje em dia muitos aquaristas utilizam o método do CO2 caseiro, além de ser 1% do preço de um Kit de CO2, existe a parte da satisfação pessoal.
Material:
1 mangueira de ar pra aquário, 1 pedra porosa, 1 garrafa de 2L, fermento biológico em pó, bicarbonato de sódio, 2 copos de açúcar(500 gramas), e água filtrada. Esses materiais são encontrados facilmente, o fermento biológico em mercados e bicarbonato de sódio em farmácias.
Montando:
Fure a tampa da garrafa com um objeto quente com a mesma espessura da mangueira, passe a mangueira pelo furo cerca de uns 2cm e cole com silicone por baixo e por cima da tampa. Na outra ponta da mangueira coloque a pedra porosa (que serve como difusor do CO2) que ficará no aquário. Obs: não tire um plástico que vem dentro da tampa, pois ele serve para vedar a garrafa.
Fazendo a mistura:
Primeiro encha a garrafa até a metade, adicione o açúcar (500 gramas) , adicione uma colher de café com bicarbonato de sódio, misture bem, depois adicione uma colher de café com fermento biológico, complete a garrafa com água até 10cm da tampa e misture bem. Essa mistura irá reagir gerando CO2.
Finalizando:
Coloque a tampa na garrafa (rodando a garrafa ao invés da tampa), coloque a garrafa no seu lugar definitivo (aconselho botar abaixo do aquário, para não ter risco da mistura ir parar no mesmo), coloque a pedra porosa dentro do aquário. A mistura deve começar a reagir em pelo menos 1 hora.
Regulando:
O CO2 acidifica a água podendo dar uma queda brusca no Ph do aquário, assim coloque a pedra porosa na parte superior do aquário e vai afundando conforme o Ph ideal (pois quanto maior for o contato do CO2 com a água mais CO2 será dissolvido na água), se o seu Ph já for baixo use um tamponador alcalino para manter o Ph onde deseja.
Se mesmo com a pedra porosa no fundo do aquário o CO2 não for suficiente para deixar seu Ph ideal, aumente mais uma colher de café com fermento biológico na mistura e assim sucessivamente.
Duração:
Essa mistura dura em torno de 2 semanas.
Parecer final:
A injeção de CO2 caseira é totalmente funcional e de forma alguma vai danificar a vida do aquário (seguindo as orientações citadas), o CO2 além de servir para manter um aquário plantado saudável, ele serve para regular o Ph, pois eu mesmo o utilizo para essas duas finalidades. Bom trabalho!
Garrafa pronta |
Pedra porosa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua experiência, ou sua dúvida.